Startup Tooq é avaliada em R$ 55 milhões por pool de investidores

Compartilhe

A Tooq Data Trading, startup de tecnologia voltada para as instituições que negociam na bolsa de valores, acaba de receber aporte do fundo Smart Money Ventures (SMV) a um valuation de 55 milhões de reais. Com o investimento, a empresa busca dobrar o faturamento até 2025 com ganho de escala e desenvolvimento de novos produtos.

A “deep tech” oferece uma gama de produtos que permitem operações com máximo desempenho e mínima latência na bolsa, no próprio data center da B3, suportando as necessidades dos clientes – especialmente os HFTs.

Apesar do crescimento da adesão das pessoas físicas na bolsa, a maior parte das compras e vendas na B3 são oriundas da atividade dos robôs. Instituições como bancos, corretoras e fundos de investimentos utilizam robôs para conduzir as operações no mercado, utilizando algoritmos altamente otimizados e que executam um alto volume de ordens em um curto espaço de tempo. Essa atividade – chamada de High Frequency Trading ou HFT – e as firmas que a empregam são indispensáveis para manter a liquidez e atratividade do mercado e minimizar os riscos em eventos financeiros adversos.

Ronaldo Moura, CEO da Tooq Data Trading, destacou os objetivos da rodada. “Planejamos utilizar  o montante para reforçar a execução do nosso plano estratégico  em 2024 e 2025, que contempla investimentos em vendas, marketing, desenvolvimentos de produtos e infraestrutura, para atender a crescente demanda por produtos e serviços especializados em performance e baixa latência para o mercado financeiro”, pontua.

“A Tooq Data Trading é um player importante para a B3, fornecendo produtos e serviços no colocation” comentou Ana Beatriz Mattos – Superintendente de Negociação B3. Sobre a captação de investimento, ela complementa: “É um passo significativo e mostra o apetite por inovação da empresa, agregando ainda mais ao ecossistema tecnológico do mercado financeiro”. 

A Tooq se destaca pelo amplo know-how do ecossistema tecnológico da bolsa, acompanhando de perto os avanços implantados pela B3. O mais recente deles foi oferecer a solução de Feed Handler baseada em FPGA com a adoção do protocolo binário SBE (Simple Binary Encoding) pela B3 na difusão do Market Data. “A entrada do protocolo binário SBE na bolsa foi um evento tecnológico relevante para o mercado institucional, e nossa solução de alta performance foi uma das primeiras certificadas pela B3.” complementa. Além do produto para Market Data, a Tooq também é um provedor credenciado de outros produtos que atendem os clientes operando no co-location da bolsa: relógio de alta precisão via satélite, flow monitoring e hosting.

A Tooq vem dobrando de tamanho a cada ano, desde a sua fundação em 2020, tanto em relação ao número de clientes, como em receita recorrente. Com a aquisição de uma fatia minoritária, a SMV se coloca como um parceiro importante na estruturação da empresa para permitir a continuidade deste crescimento. 

Para Fábio Póvoa, sócio da Smart Money Ventures, a empresa chama a atenção pelo seu caráter inovador. “Estamos sempre atentos a projetos consistentes como esse. Movimenta o mercado de forma ágil, traz segurança e é uma tecnologia perene e de alto potencial de atração de resultados no longo prazo”, conclui.

Everson Muhlmann, co-fundador e COO na Tooq, comentou sobre a importância da rodada para a startup. “Com esse investimento consolidamos a infraestrutura no co-location visando escala nos produtos de receita recorrente e iniciamos o desenvolvimento do novo IP voltado para os algoritmos de execução com alta performance”. Ao refletir sobre o futuro, destacou: “Nosso objetivo de longo prazo é consolidar nossa posição como líder do segmento no Brasil. Estamos nos preparando para um crescimento exponencial, aliando nossa expertise com as soluções que o mercado procura, oferecendo tecnologia de ponta” finaliza.

SOBRE A TOOQ

A TOOQ Data Trading é uma empresa orgulhosamente brasileira focada no mercado de capitais, integrando os principais fabricantes de tecnologia de hardware e software e desenvolvendo soluções próprias para entrega de performance no ambiente de negociação da bolsa. A empresa conta com porte significativo e já é um player relevante no mercado de soluções para Electronic Trading.

SOBRE A SMART MONEY VENTURES

A Smart Money Ventures investe em startups em estágio inicial de tração do negócio. Com maior foco nos segmentos de Fintech, Teched, Hrtech e SaaS B2B, auxilia as investidas a tornarem seu crescimento exponencial por meio da bagagem e vivência de quem já percorreu este caminho, com engajamento real e melhores práticas de gestão e networking, para construir empresas escaláveis e organizadas. Isto é possível com experiência prática da SMV e do K-Pool: um grupo de investidores que, além de capital, possui conhecimento prático em diversas áreas de apoio às startups, engajados a contribuir de forma ativa. Aos investidores do Kpool é proporcionada a experiência completa no ecossistema de startups, que vai desde as análises iniciais (dealflow) até a ajuda prática e acompanhamento do crescimento (gestão de portfólio) e nas próximas rodadas (exit).

Assine a nossa Newsletter

Seja o primeiro a receber as notícias!

Explore mais

Newsletter

Seja o primeiro a receber as notícias!