Açaí: Empresa leva brasileiros e modelo de negócios à SIAL Paris

Foto/Imagem: Divulgação

A Tropicool, marca de açaí e superfoods, participará da SIAL Paris 2024, na França, nos dias 19 a 23 de outubro. O evento é considerado a maior feira de alimentos do mundo, reunindo mais de 285 mil visitantes, 7.500 expositores e 400 mil produtos de várias partes do mundo. “Este evento marca uma etapa importante na internacionalização e consolidação da nossa marca, proporcionando oportunidades de expansão para novos mercados e a apresentação de nossos produtos inovadores, como o açaí e novos sabores, para um público global”, afirma Rafael Prado, Head Global da Tropicool.

A empresa terá um estande na feira, onde apresentará, com degustação, três sabores de produtos – açaí, manga e o lançamento coco, com smoothie e toppings (paçoca e granola). Mostrará também aos visitantes seu modelo de negócio. A companhia tem atualmente 60 pontos de venda e franquias da marca no Brasil (3) e Dubai (3), Austrália (1) e Índia (1). A participação na SIAL Paris é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com os Ministérios da Agricultura e Pecuária (MAPA) e das Relações Exteriores (MRE).

A empresa foi fundada em 2019 e tem a expertise de levar superalimentos e superfrutas da Amazônia para o mundo, com o foco baseado na saúde, bem-estar e na sustentabilidade. Nenhuma etapa da produção da Tropicool usa plástico ou outro material que interrompa o ciclo natural de reaproveitamento de qualquer matéria-prima. A empresa tem um projeto em parceria com a ONG SOS Amazônia para plantio de árvores frutíferas que oferecem retorno para as comunidades e entidades locais.

O açaí da marca brasileira Tropicool conquistou o prêmio Superior Taste Award 2023 e 2024, um dos mais prestigiados do mundo em alimentos e bebidas, concedido pelo International Taste Institute, de Bruxelas, na Bélgica. A premiação teve júri formado por mais de 200 chefs e sommeliers. O produto da Tropicool alcançou a classificação máxima, que é de três estrelas, após um processo de avaliação de 136 horas, com análise sensorial de escala hedônica internacional, que levou em conta primeira impressão, visão, olfato, paladar e sensação final (para bebidas). A avaliação dá à empresa o título de melhor açaí do mundo.

A ideia de montar a Tropicool surgiu do encontro dos empresários brasileiros Caio Nabuco e Maurício Esteves com Moe Al Thani, membro da família real do Qatar e admirador de açaí. Thani se tornou sócio no negócio, junto com um de seus irmãos, Ahmed. Um grande passo dado pela empresa foi desenvolver um método para oferecer o açaí sem estar congelado. Conseguiram criar uma versão envazada em uma embalagem de TetraPack, com validade de um ano e facilidade para consumo e logística. A marca tem como garoto-propaganda o atacante Neymar Jr., que joga no Al Hilal, em Dubai.

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